Veja como o artesanato pode atuar como terapia ocupacional

Nós já falamos aqui sobre como utilizar o artesanato para ter uma renda extra, não é mesmo? E se a gente falasse que além de ganhar dinheiro o artesanato pode trazer muitos benefícios para sua saúde e bem-estar? 

É isso mesmo! Mais do que uma forma de trabalho ou hobby, o artesanato é uma verdadeira terapia ocupacional, aumentando e muito a qualidade de vida das pessoas. 

É muito comum olhar o artesanato apenas como um hobby, mas a verdade é que a atividade pode mudar completamente a forma como uma pessoa se sente em relação a si mesma, trazendo um novo significado para a vida do indivíduo e auxiliando-o a encontrar valor e talento em si mesmo.

É cientificamente comprovado que técnicas manuais ajudam a melhorar a autoestima e o estado emocional. A prova disso é que psicólogos, terapeutas, psiquiatras e outros profissionais da saúde sempre indicam atividades para que seus pacientes mantenham a mente ocupada com algo proveitoso, que traga benefícios e realização pessoal.   

O artesanato como forma de terapia ocupacional é indicado para todas as idades, desde crianças a idosos, ajudando no tratamento de distúrbios físicos e psicológicos.

Praticar artesanato desenvolve a rapidez de raciocínio, melhora o nível de concentração, reduz o estresse, estimula a coordenação motora e ajuda as pessoas a expressarem emoções e sentimentos. Sem contar que, praticar artesanato, ajuda a exercitar a criatividade e nem precisamos falar que aqui ela não tem limites, né?

O ato de colocar as mãos na massa e criar algo, também é um forte aliado no enfrentamento de males como Alzheimer, Parkinson e no combate a ansiedade e a depressão. 

Além de todos esses benefícios, exercer uma atividade artesanal traz melhoras significativas para o humor, não acham? E você, está esperando o que para começar a praticar ou indicar o artesanato para alguém?

Deixe aqui nos comentários o tipo de artesanato que você pratica e que deixa você feliz!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin

mais vistos da maison

destaques da loja

veja mais

relacionados